A Soja na Culinária


Escrito por:
Izildinha Botelho

Há cinco mil anos a soja já era usada pelos chineses, ela era encontrada perto dos lagos e rios, por ser terras úmidas. Só há três mil anos é que se espalhou pela Ásia. Mas foi no século XX que foi comercializada e utilizada como alimento nos Estados Unidos.

No Brasil ela entrou pelo Rio Grande do Sul por volta de 1914, mas a indústria só teve interesse em 1970. Hoje o Brasil é o 2º maior produtor do mundo.

A soja é da família das ervilhas, é uma das plantas mais nutritivas, ela é também a única proteína vegetal semelhante aos produtos animais, ela contém mais ferro que a carne de vaca, mais cálcio que o leite, mais lecitina que os ovos, possui vitamina B, potássio, zinco e outros minerais, ela pode prevenir doenças do coração e algumas formas de câncer.

A soja é pobre em calorias e gorduras por ela ser composta de ácidos graxos polinsaturados, assim não elevam o nível de colesterol no sangue.

Ela pode ser consumida de várias maneiras: moída para fazer farinha, processada para fazer óleo, leite, coalhadas e concentrado de proteína.

O Tofu é um queijo de soja é feito com grãos de soja, vendido em pedaços esponjosos, que podem ser macios ou firmes, eles tem que ser consumidos rápidos, pois estragam com facilidade. O leite de soja é muito usado por bebês, por terem intolerância ao leite de vaca.

A proteína texturizada é concentrada de proteínas que são consumidas como carne para fazer hambúrguer, almôndegas, pois são com baixo teor de gordura e não possuem colesterol.

Temos também produtos de soja que são fermentados como: Tempeh, um tipo de coalho de soja. Miso que é usado para temperar sopas e vegetais, ele não deve ser usado para pessoas com restrições ao sódio. O Shoyo é usado para frituras e para temperar saladas.

Pelo fato da soja ter alto teor de isoflavona, e elementos químicos que reduzem os efeitos do estrogênio a incidência de câncer de mama e próstata é menor na Ásia, pois ela é consumida diariamente.

Acredita-se também que a isoflavona da soja pode ajudar na perda de minerais dos ossos após a menopausa, prevenindo assim a osteoporose. No climatério as taxas de hormônios caem, e surgem problemas de ondas de calor, suadores, pele seca, podendo surgir a osteoporose, a isoflavona auxilia nos sintomas, por ser semelhantes ao estrógeno, não trazendo assim efeitos colaterais como as hormônios sintéticos. São inúmeras pesquisas sobre a soja.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário